
O que faz um analista de suporte
Saiba exatamente o que o analista de suporte faz e entenda como isso é importante para o seu negócio. Atualmente, muitas pessoas podem precisar de profissionais de TI (tecnologia da informação) sem nem mesmo saber.
Portanto, entender o trabalho do analista de suporte é muito importante para você prestar este serviço. Diante das tremendas mudanças ocorridas, utilizar recursos tecnológicos é uma boa forma de manter a posição competitiva de qualquer empresa no mercado atualmente.
O importante é que seus clientes entendam a importância do seu serviço. Porém, neste momento, é necessário atentar para alguns pontos.
Por que contratar uma empresa de TI?
Como dito anteriormente, a tecnologia é uma ferramenta que pode fazer com que a sua empresa se diferencie dos seus concorrentes.
Contudo, é importante saber como utilizar esses recursos. Não adianta instalar um software gratuito encontrado na Internet ou contratar algum outro serviço que não é de confiança.
Se isso for feito, trabalhar com a tecnologia sem o suporte devido, ao invés de ter uma solução para os seus problemas, o seu cliente vai vê-los se multiplicando!
Isso seria frustrante, não é mesmo?
Logo, a cada dia se torna mais necessário contratar algum serviço de uma empresa no setor da Tecnologia da Informação (TI) que atenda às necessidades do seu cliente.
Novamente mostrar o valor do que você tem a oferecer é essencial para que você tenha sucesso no seu trabalho. Uma equipe de TI com certeza vai contar com a presença de um analista, um dos cargos mais importantes para os usuários em TI.
Os usuários em TI – ou usuários de TI – são aqueles que usam a tecnologia para realizar as suas funções, mas não possuem domínio técnico da tecnologia em si.
Voltando ao analista, é necessário que entendamos o que faz um analista de suporte e a sua importância dentro da equipe de TI.
Mas então, o que faz um analista de suporte?
Vamos entender de uma vez por todas o que faz um analista de suporte para que não haja confusão com algum outro cargo. Inicialmente, vale dizer que é importante que um analista em TI tenha a formação em Sistemas de Informação, Ciência ou Engenharia de Computação ou Rede de Computadores.
Esses são os cursos de ensino superior que transmitem o conhecimento técnico necessário para que o analista de suporte desempenhe suas funções, porém também existem cursos técnicos que oferecem a mesma bagagem, como Técnico em Informática.
Para entendermos mais sobre o que faz um analista de suporte , vamos pensar nas funções e responsabilidades que um analista tem. Resumidamente, o analista de suporte é responsável pela infraestrutura de TI, ou seja, é de sua responsabilidade garantir que o ambiente de TI da empresa funcione plenamente e de forma segura.
Você sabe o que isso quer dizer?
Quer dizer que o analista de suporte é responsável por garantir que qualquer software ou hardware funcione plenamente e que atenda perfeitamente às necessidades da empresa.
Além disso, durante a utilização de qualquer software ou hardware podem existir diversas dúvidas ou dificuldades por parte do usuário de TI e o analista vai ser responsável por prestar esse suporte ao usuário.
O usuário pode registrar o seu pedido através de um sistema de chamados disponibilizado pela empresa contratante. Esse registro pode ser através de um sistema help desk ou até mesmo por meio de um chat online.
Por esse contato constante que o analista de suporte vai ter com o usuário de TI, é muito importante que ele tenha habilidade para lidar com pessoas. Ainda que, inicialmente, pareça algo distante, não é. Lidar com pessoas vai ser uma prática cotidiana do analista e muitas vezes essas pessoas são leigas em tecnologia.
Por esse motivo, é preciso que essa habilidade seja bem desenvolvida. Caso contrário, sua empresa pode contar com um cliente insatisfeito, o que não vai ser bom para o seu negócio.
Entendendo o que faz um analista de suporte , podemos concluir que é importante que o profissional em questão conte com uma bagagem de conhecimento e conteúdo.
Para isso, é possível capacitar o seu analista de suporte para que ele desempenhe um bom trabalho. Nesse sentido, o analista de suporte pode, e até deve objetivar alguns cursos e certificações a fim de ser tornar ainda mais apto para as suas funções.
Capacitação do analista de suporte
Agora que sabemos o que faz um analista de suporte, é importante focarmos na capacitação que ele precisa ter. Isso porque entender o que faz um analista de suporte é apenas o primeiro passo para ter sucesso no setor de tecnologias seja você contratante ou prestador de serviços nesse setor.
Uma dessas possíveis capacitações consiste na certificação COBIT. Essa certificação é muito importante porque consiste em um conjunto de boas práticas em gestão de TI. COBIT é uma sigla que tem como significado Control Objectives for Information and Related Technology. A certificação COBIT é internacionalmente conhecida.
O COBIT é um framework que confere certificações em importantes aspectos de uma empresa do setor de TI, como: segurança, auditoria, governança e riscos.
Diante do aumento do uso de tecnologias, a certificação COBIT se torna fundamental para uma boa governança em TI. Outra possível certificação é a ITIL. Já ouviu falar? Semelhantemente à COBIT, é um conjunto de práticas que direcionam o trabalho de uma equipe de TI.
ITIL é uma sigla correspondente à Information Technology Infrastructure Library. Essa certificação leva em consideração a quantidade de dados e informações que uma equipe de TI precisa gerenciar.
São desafios enormes com os quais um analista tem que lidar diariamente. E diante disso, as práticas da ITIL buscam combinar estratégias com o objetivo de oferecer um serviço melhor.
A certificação ITIL traz uma metodologia que garante que todos os dados sejam coletados, analisados e distribuídos da melhor da maneira possível.
Com tudo isso em mente, entender o trabalho dos analistas de suporte é essencial para o sucesso de sua empresa. Com base nesse entendimento, é possível aprofundar a importância do profissional para a área de TI.